top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Lior Vilk

Lior Vilk é um dos mais vocais ativistas pelos direitos dos adotivos em Israel e na busca pelas famílias biológicas no Brasil. Ele nasceu em setembro de 1985 no Hospital e Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC) e foi levado do país com menos de 20 dias de vida. A mãe, Adelina, só o veria 38 anos depois, em 2023.

Lior vivia em São Paulo no ano do reencontro com a mãe biológica. Conhecer a mãe foi o fim de um processo que começou anos antes, quando Lior deixou o serviço militar obrigatório em Israel, aos 20 anos. De lá para cá, o rapaz viajou para o Brasil inúmeras vezes, aprendeu português e fez uma busca incansável pela família.

A primeira visita dele ao Brasil ocorreu em 2012, quando ele tinha 27 anos. Na época, a novela Salve Jorge estava em exibição na Globo e ele apareceu na trama dando um dos depoimentos reais de brasileiros levados do país quando ainda eram bebês. Ele chegou a conhecer parentes do lado paterno logo depois.

O rapaz é um entusiasta da identificação por meio de exames de DNA, meio pelo qual conseguiu localizar a família biológica. Sequestrado ao nascer, com certidão de nascimento e passaporte falsos e o nome da mãe trocado nos documentos, Lior só pôde avançar na pesquisa graças aos bancos de DNA.

bottom of page