top of page

Na impresa

O esquema como foi retratado na imprensa - dos anos 1980 até a atualidade

Casos

Alguns casos ganharam especial notoriedade ao longo dos anos 1980 - pelo drama em que bebês e famílias se viram envolvidos ou pelo fato de que nunca se soube do paradeiro de crianças desaparecidas. Alguns casos, por outro lado, tiveram pouca cobertura na época. Clique nos ícones à direita para ler reportagens.

Ditadura Militar (1984/85)

É extensa a lista de crimes do regime militar contra crianças e adolescentes. Houve torturas e abusos psicológicos e também casos de raptos e apropriação de crianças e adolescentes por agentes da Ditadura Militar. Um dos aspectos mais cruéis é o tráfico de crianças ou a adoção ilegal. Muitas vezes, logo após nascer, eram retiradas à força de militantes e presos políticos e entregues para agentes da repressão para adoção por outras famílias.

Lior Vilk (1985)

Lior Vilk é um dos mais vocais ativistas pelos adotivos em Israel e na busca pelas famílias biológicas no Brasil. Ele nasceu em setembro de 1985 em Joinville (SC) e foi levado do país com menos de 20 dias de vida. A mãe, Adelina, só o veria 38 anos depois, em 2023. Sua primeira visita ao Brasil ocorreu em 2012, aos 27 anos. Na época, ele deu seu depoimento na novela Salve Jorge. Lior só pôde avançar na pesquisa graças aos bancos de DNA, dos quais é um entusiasta. 

Bruna (1986)

O caso de Bruna Aparecida Vasconcelos é um dos mais dramáticos já ocorridos. É também o único que se conhece de um bebê sequestrado que foi devolvido à família biológica. Ela foi sequestrada em 1986, aos 4 meses de idade e vendida a um casal de Israel, que lhe deu o nome de Caroline. Após uma longa disputa na Justiça israelense, a menina voltou para a família biológica em Curitiba (PR) cerca de dois anos depois do rapto. O caso foi retratado na imprensa e em pelo menos um filme.

List Title

This is a Paragraph. Click on "Edit Text" or double click on the text box to start editing the content and make sure to add any relevant details or information that you want to share with your visitors.

bottom of page