Uma em cada três pessoas traficadas no mundo é criança, revela ONU
- Redação

- May 7, 2024
- 1 min read
O tráfico internacional de pessoas é um crime que movimenta 32 bilhões de dólares por ano e afeta 2,5 milhões de pessoas. De acordo com um relatório de 2021 da ONU, a cada três pessoas traficadas no mundo, uma é criança. As adoções ilegais representam uma pequena parcela do total de crianças traficadas: a maioria dos meninos seguia para o trabalho forçado e as meninas, para exploração sexual.
A atividade criminosa é persistente por ser lucrativa e por estar diretamente ligada a questões sociais, econômicas, raciais e de gênero, onde há desigualdades estruturais, sistemáticas e duradouras, que contribuem para que grupos vulneráveis da população, como mulheres e crianças pobres, migrantes, refugiados e os socialmente excluídos, aceitem propostas enganadoras e abusivas.
Brasil
No Brasil, entre 2012 e 2019, houve 5.125 denúncias de tráfico humano no Disque Direitos Humanos (Disque 100), com 3.601 crianças. Também foram registradas 776 denúncias na Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Os dois canais são ligados ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
De 2010 a 2022, foram contabilizadas 1.907 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN). Além disso, 60.251 trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão entre 1995 e 2022, segundo dados do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas.
Uma pesquisa sobre enfrentamento à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, revelou que, em 2021, Pernambuco registrou sozinho mais de 1,3 mil casos de violência sexual contra crianças.

Com informações de Agência Senado e Lunetas; foto de capa: UNO




Comments